Página Inicial

Como funciona o eMule?
Explicação dos conceitos e funcionamento do programa

O que é o eMule Bowlfish?

O que é partilha P2P?

De onde se faz download dos ficheiros?

Devo partilhar ficheiros?

Para que servem as páginas com links?

Tenho aqui um ficheiro que fiz download, posso mudar o nome?

O que é isso do HASH?

O que são as Filas de Espera, o Sistema de Créditos e o QR?

Então posso ver os meus Créditos (Score)?

Posso actualizar o eMule sem perder os downloads e Créditos?

O que é LowID e HighID?

Para que serve adicionar Amigos (Friends)?

O que é 'Ocupado Noutro Ficheiro' e 'Sem Partes Necessárias'?

O que significam os números a seguir à barra de progresso?

Para que serve o 'Desligar filtro Bowlfish neste ficheiro'?

Existe alguma regra para os ficheiros partilhados?

Em que situações poderá existir tráfego internacional?

 

 

 

O que é o eMule Bowlfish? [Topo]

O eMule é um programa de partilha P2P que utiliza o protocolo do eDonkey com várias optimizações específicas. É um programa Open Source e a página do projecto é http://www.emule-project.net. Com este programa é possivel puxar o mesmo ficheiro de vários utilizadores ao mesmo tempo. Ao iniciar um download é criado um ficheiro virtual na directoria dos ficheiros temporários com o tamanho total deste. À medida que se vão puxando partes do ficheiro, vão sendo juntas ao ficheiro virtual nas suas posições correctas. Quando este tiver completo, o emule move o ficheiro com o nome correcto para a directoria de ficheiros recebidos. O eMule Bowlfish é uma modificação ao eMule original para que este apenas aceite ligações de gamas de IPs pré-definidas. Deste modo é possivel limitar o eMule a transferências nacionais, sendo o ideal para quem têm distinção entre os limites de tráfego nacional e internacional. Com esta versão que permite fazer apenas transferências nacionais NÃO é necessária a utilização de uma firewall (devendo-se dar acesso total ao emule na configuração da firewall). O eMule Bowlfish pode ser obtido aqui.

 

O que é partilha P2P? [Topo]

Partilha P2P significa Peer-to-Peer, ou seja, ligação Ponto-a-Ponto. Como o próprio nome indica as ligações são efectuadas de utilizador a utilizador. O servidor serve então apenas como ponto de contacto inicial para os utilizadores se conhecerem uns ao outros. Após o conhecimento da existência de outros utilizadores a correr o programa, este liga-se directamente a eles fazendo as transferências directamente entre utilizadores. Isto liberta a carga do servidor, sendo as transferências mais seguras e rápidas.

 

De onde se faz download dos ficheiros? [Topo]

Não, não se faz download do servidor, nem de página nenhuma. Os downloads são feitos de outros utilizadores que estão a correr o programa e a partilhar como tu. Dado que a maior parte dos utilizadores têm ligações com limite de upload de 16KB/s (128Kbps) (Netcabo, ADSL's, etc.) e cada utilizador pode ter várias ligações (slots) de upload simultâneas, a velocidade de upload de um utilizador para outro é normalmente baixa. Por esse motivo é que é vantajoso fazer download de ficheiros com várias fontes (sources, isto é, outros utilizadores com o ficheiro) para que as taxas de download sejam mais elevadas.

 

Devo partilhar ficheiros? [Topo]

É claro que sim. Quanto mais ficheiros todos nós partilharmos melhor será a comunidade do eMule. Só poderemos ter tudo o que procuramos disponível se todos os utilizadores partilharem o máximo possível. Os ficheiros de que se está a fazer download são automáticamente partilhados mesmo que apenas se tenha algumas partes dos ficheiros. Também é vantajoso ter vários ficheiros bastante procurados ou raros em partilha para que se efectue muito upload de modo a que os tempos de espera nas filas de espera (queues) dos outros utilizadores para fazeres download sejam menores (podes ler sobre isso aqui).

 

Para que servem as páginas com links? [Topo]

As páginas com links ED2K, como esta e a Mula da Cooperativa, servem apenas para dar a conhecer ficheiros que podem ser puxados no eMule. Ao clicar num link destes, o eMule aceita automáticamente o ficheiro e adiciona-o aos ficheiros em espera para download. Depois terás de te ligar a um servidor da rede MaxPT para entrares nas filas de espera dos outros utilizadores para conseguires fazer download do ficheiro. Estas páginas são uteis pois contêm novidades e ficheiros normalmente verificados e verdadeiros, além de outras coisas.

 

Tenho aqui um ficheiro que fiz download, posso mudar o nome? [Topo]

Sim podes, desde que depois actualizes a lista dos teus ficheiros partilhados (reiniciando o eMule ou indo a Partilha (Shared Files) e clicando no Actualizar (Reload) ). Ao alterares o nome do ficheiro o HASH deste é mantido, logo o ficheiro continua a ser identificado como sendo o mesmo que tu puxaste.

 

O que é isso do HASH? [Topo]

Uma explicação simples do que é o HASH de um ficheiro pode ser a que este é um resumo do ficheiro, ou seja, o ficheiro é analisado byte a byte e é criado um resumo (em forma de número hexadecimal) do seu conteúdo. Deste modo é que é possivel ter vários ficheiros idênticos com nomes diferentes mas com o mesmo HASH, o que permite ao eMule fazer download de todos eles como sendo (e é mesmo) um único ficheiro.

 

O que são as Filas de Espera, o Sistema de Créditos (Score) e o QR? [Topo]

Como o upload de cada utilizador é limitado, só podem estar um certo número de utilizadores a fazer download simultâneamente deste. Os restantes têm de esperar a sua vez na Fila de Espera (Upload Queue) desse utilizador. A tua posição numa fila de espera é dada pelo QR (Queue Ranking, isto é, posição na fila de espera) visível à frente de cada utilizador (fonte ou source). Para veres as fontes para um certo ficheiro que está em espera para fazer download, podes clicar (1 ou 2 vezes dependendo do teu eMule) no ficheiro e a lista de fontes será mostrada.

A posição na fila de espera é calculada deste modo:

SCORE = TEMPO DE ESPERA x FACTOR

Quem tiver o
SCORE mais elevado é
quem fica com o QR mais baixo ficando melhor posicionado na fila de espera. (QR=n significa que estás na posição n)
O
TEMPO DE ESPERA
é o tempo desde que pediste o ficheiro pela última vez a essa fonte e entraste para a sua fila de espera.
O FACTOR é calculado por (2 x UPLOAD feito de ti para essa fonte) / (DOWNLOAD feito dessa fonte para ti) e pode tomar valores de 1 a 10.

Deste modo, pode-se verificar que o mais importante para a posição na fila de espera é o TEMPO DE ESPERA. Por esse motivo é vantajoso ter sempre o eMule a correr (mesmo sem fazer downloads, só uploads) pois melhoras as tuas posições nas filas de espera. Ao desligares o eMule o tempo de espera volta para zero, ou seja, voltas para o fim das filas de espera. O FACTOR pode diminuir o tempo que esperas, até 10x, ao multiplicar pelo tempo de espera na formula do QR. Daqui se pode verificar que é bastante vantajoso fazer muito upload para essas fontes, bem como ter vários ficheiros partilhados com qualidade. Quando finalmente começares a fazer download do ficheiro (nota: QR=1 significa que és o próximo a começar a fazer download, caso não sejas passado na fila de espera por outros utilizadores) o DOWNLOAD começa a aumentar fazendo assim com que o FACTOR diminua, obrigando-te a teres de esperar mais na próxima vez que estiveres na fila de espera dessa fonte, o que pode ser contrariado se continuares a fazer upload para ela e aumentares também o UPLOAD.

Exemplo:
Utilizador Fonte tem um ficheiro X.

Utilizador A está à espera há 9h e nunca fez upload para o Utilizador Fonte, logo (2 x Upload)/(Download) = 0 mas como o FACTOR pode ser no mínimo 1 temos que 9h x 1 = 9h.

Utilizador B está à espera há 1h mas fez 100MB de upload e 10MB de download de e para o Utilizador Fonte, logo (2 x Upload)/(Download) = (2 x 100MB)/(10MB) = 20 mas como o FACTOR pode ser no máximo 10 temos que 1h x 10 = 10h.

Resultado: O Utilizador B (com total de 10h) passa à frente do Utilizador A (com total de 9h) mesmo tendo esperado menos 8h.

 

Então posso ver os meus Créditos (Score)? Onde são guardados? [Topo]

Não é possível ver os teus créditos pois não são globais mas sim relativos a cada utilizador de onde efectuas downloads/uploads. Desse modo em cada utilizador tens créditos diferentes dependendo dos valores calculados pela formula já referida aqui. Cada utilizador guarda os créditos em relação a ele de todos os outros utilizadores com quem já efectou transferências de ficheiros no clients.met. Logo, os teus vários créditos (scores) relativos estão guardados nos eMules dos outros utilizadores.

 

Posso actualizar o eMule sem perder os downloads e créditos? [Topo]

Sim, podes e deves actualizar o eMule. Os downloads que estás a fazer são guardados na directoria dos ficheiros temporários definida nas Preferências do eMule. Desde que tenhas a mesma directoria de temporários definida na nova versão do eMule, este ao iniciar verifica os ficheiros presentes nessa directoria e adiciona-os à lista dos ficheiros em espera para download. Os créditos são guardados pelos outros utilizadores, sendo apenas guardado por ti o userhash que é o que te identifica perante os outros eMules. O teu userhash é guardado no ficheiro preferences.dat e desde que este ficheiro não seja apagado desta directoria, manterás o mesmo userhash e consequentemente os teus créditos em relação aos outros utilizadores. No caso de quereres fazer uma actualização para uma versão nova do eMule Bowlfish, basta puxares a actualização e descompactar para a directoria do eMule.

 

O que é LowID e HighID? [Topo]

Quando te ligas a um servidor podes ficar com LowID ou HighID. Se o servidor tiver acesso à porta TCP definida nas Preferências do eMule, irá atribuir-te um HighID, o que significa que poderás trocar informação (trocar fontes, mensagens, etc.) directamente a outros utilizadores sem intervenção do servidor. Se a porta TCP estiver bloqueada ou inacessível pelo servidor, ficarás com LowID. Estar em LowID não é bom porque, além de sobrecarregar o servidor, toda a troca de informação entre clientes tem de ser efectuada através do servidor. As fontes com LowID não são trocadas o que significa que encontrarás muito menos fontes para os ficheiros que tens em espera para download. Muitos dos servidores limitam ou banem até os utilizadores com LowID. Os utilizadores com LowID também são penalizados pelo eMule nas filas de espera. Normalmente um LowID implica uma firewall, router ou partilha de rede mal configurada.

 

Para que serve adicionar Amigos (Friends)? [Topo]

Se clicares com o botão direito em cima de um utilizador (Fonte ou Source) e fizeres Adicionar Amigo (Add Friend), esse utilizador passa a ser teu amigo. A vantagem é poderes enviar-lhe mensagens e ver os ficheiros partilhados sempre que quiseres indo às Mensagens. Deste modo não precisas de procurar este utilizador entre as Fontes (Sources) sempre que quiseres efectuar uma dessas operações. Não existe nenhuma vantagem relacionada com os downloads e uploads de um utilizador por este estar adicionado à lista de amigos. Existe ainda a possibilidade de atribuir uma Ligação Amiga (Friend Slot) a um amigo de cada vez, o que permite que esse utilizador não tenha de esperar na fila de espera para puxar de nós.

 

O que é 'Ocupado Noutro Ficheiro' e 'Sem Partes Necessárias'? [Topo]

Estas expressões estão relacionadas com o utilizador (fonte ou source) nas quais aparecem. Ocupado Noutro Ficheiro (Asked For Another File) significa que este utilizador está ocupado noutro ficheiro dos que tens para download. Como só podes puxar um ficheiro de cada utilizador, este ficheiro onde aparece esta expressão só poderá começar a puxar desse utilizador depois de este ter acabado o outro ficheiro onde está ocupado. Em inglês a expressão significa que já pedimos outro ficheiro a este utilizador. A expressão Sem Partes Necessárias (No Needed Parts) significa que este utilizador não tem partes nenhumas, do ficheiro em causa, que nós ainda não tenhamos, logo não existe nada para puxar deste utilizador.

 

O que significam os números a seguir à barra de progresso? [Topo]

Todos os ficheiros em espera para download têm à frente da Barra de Progresso (Progress Bar) um conjunto de números na forma:

A/B+ (C)

O seu significado é o seguinte:

A - Fontes/Sources com partes que necessitamos e como tal Em Espera (On Queue) ou A Transferir (Transferring). Iniciamente (quando se recebe as fontes/sources) este valor é zero e vai aumentando à medida que as sources vão sendo verificadas. Caso este número seja igual ao número total de sources, o A desaparece, ficando apenas B+ (C).
B - Número total de fontes/sources encontradas (com ou sem partes necessárias). Este número não conta com as fontes/sources Ocupadas Noutros Ficheiros (Asked For Another File).
+ - Este simbolo apenas aparece quando existem fontes/sources Ocupadas Noutros Ficheiros (Asked For Another File) presentes no ficheiro.
C
- Número de sources que estão actualmente A Transferir (Transferring).

Número B a subtrair pelo número A - Número de fontes/sources Sem Partes Necessárias (No Needed Parts).


Exemplos:

0 (0) = Não existem quaisquer fontes/sources para este ficheiro
0+ (0) = Existem fontes neste ficheiro mais estão todas Ocupadas Noutros Ficheiros (Asked For Another File)
7/20+ (1) = Existem 20 sources, das quais apenas precisamos partes de 7, estando 1 actualmente A Transferir (Transferring). Pelo + , vemos que existem ainda mais fontes/sources que estão Ocupadas Noutros Ficheiros (Asked For Another File).
250 (4) = Existem 250 sources, todas com partes de que necessitamos, estando 4 actualmente A Transferir (Transferring).

 

Para que serve o 'Desligar filtro Bowlfish neste ficheiro'? [Topo]

O 'Desligar filtro Bowlfish neste ficheiro' (Disable Bowlfish filter in this file) serve para desligar a filtragem de IP's do Bowlfish, apenas aos ficheiros seleccionados. Esta opção é útil para puxar de fontes internacionais (além das nacionais) apenas alguns ficheiros, mantendo os outros a puxar só de fontes nacionais. Quando desligada, o ficheiro fica a vermelho com o sinal de vários perigos (ver icons) e aceita todas as sources (nacionais e internacionais) que receber para esse ficheiro. Para voltar a ligar o filtro, basta retirar o visto desta opção para o ficheiro voltar à cor normal, com o cadeado atrás (sinal que a filtragem está ligada). Existe uma categoria virtual 'sem Bowlfish' ('without Bowlfish') que, em qualquer momento, mostra todos os ficheiros que estão actualmente com o filtro Bowlfish desligado.

 

Existe alguma regra para os ficheiros partilhados? [Topo]

Infelizmente, devido à memória disponivel no servidor, apenas é permitido um máximo de 1300 ficheiros em partilha (contando com os temporários) por cada utilizador. Caso este valor seja ultrapassado o vosso eMule será desligado, poucos segundos, após terem entrado no servidor. Não partilhem a directoria dos temporários (são automáticamente partilhados), programas, directoria do Windows, jogos instalados e outras directorias sem utilidade, pois não ganham nada com isso, só perdem...pois quanto mais ficheiros inuteis houver no servidor, mais memória será usada e menos estável ficará. Existe também um filtro que exclui os seguintes ficheiros do servidor: .part .met .dll .sys .lnk .swp .tmp .log .fvu .cab .par .src .bak thumbs.db .dat .html .htm emule.exe .ini .ico .ttf .fon .vob .ax .m3u .sfv .sav .hlp .bat .bak .url .eml .inf readme.txt .cpp .h .c .nws .diz .dl_ .ex_ .hl_. Por isso não vale a pena partilharem ficheiros com estas extensões, pois nunca aparecerão no servidor. NOTA: A partir do Bowlfish.5a é possivel ter qualquer número de ficheiros em patilha, que apenas serão enviados na lista de ficheiros partilhados para o servidor, o número de ficheiros especificado no limite máximo de cada servidor.

 

Em que situações poderá existir tráfego internacional? [Topo]

Existem certas situações que podem originar tráfego internacional. São aqui exemplificadas algumas dessas situações para que o utilizador esteja consciente delas.

- Caso não tenham o vosso ISP (Fornecedor do Serviço de Internet) bem configurado, podem estar a fazer tráfego que, para o ISP que têm configurado pode ser nacional, mas para o vosso ISP real pode ser internacional.

- Com o filtro Bowlfish global desligado, o Bowlfish comporta-se como se fosse o eMule original sem qualquer tipo de restrições de tráfego. Neste modo, tanto se faz download de fontes nacionais como internacionais, independentemente do servidor onde se está ligado.

- Com o filtro Bowlfish individual ('Desligar filtro Bowlfish neste ficheiro') de um ficheiro desligado, o Bowlfish faz download de fontes nacionais e internacionais para esse ficheiro. Todas as fontes internacionais presentes nesse ficheiro sem filtro, estão autorizadas a entrar no vosso upload para qualquer ficheiro, para que deste modo, o vosso Bowlfish suba mais rapidamente nas listas de espera dessas fontes.

- Ao ligarem a um servidor internacional com o filtro Bowlfish ligado, apenas efectuarão downloads e uploads de utilizadores nacionais presentes nesse servidor. Entretanto, têm que estabelecer a ligação com o servidor internacional, enviar os pedidos de sources, receber as respostas aos pedidos, tudo isto feito periódicamente, de x em x minutos. Como é óbvio, este tráfego com o servidor é internacional mas não é muito significativo. É impossível evitar isto.

- Se estiverem presentes servidores internacionais na vossa lista de servidores, o Bowlfish tem de, periódicamente, enviar pedidos de estatísticas a esses servidores. Esses pedidos são necessários para que a lista contenha o ping, número de utilizadores, número de ficheiros, descrição, nome do servidor, etc. de todos os servidores da lista. Estes "pings" aos servidores internacionais da lista é tráfego internacional mas muito pouco significativo. Mas atenção, este tráfego é directamente proporcional com o número de servidores internacionais na lista, por isso tenham cuidado caso tenham algumas dezenas ou centenas de servidores internacionais.

- Após se ligarem a um servidor internacional, terem desligado o filtro individual de alguns ficheiros ou aproveitado uma Happy Hour, existem dezenas ou centenas de milhar de utilizadores internacionais que vos conhecem como fonte para vários ficheiros. É impossivel impedir que essas milhares de fontes internacionais vos enviem vários pedidos (que são todos ignorados pelo Bowlfish caso tenha o filtro Bowlfish ligado) para vários ficheiros. Podem continuar a receber tráfego internacional (através destes pedidos que vos são enviados) durante horas ou talvez até dias, mesmo com o Bowlfish fechado. Este tráfego depois de ter chegado ao vosso modem, já está contabilizado. É impossível evitar isto.

- Caso uma das vossas fontes nacionais, tenha os filtro desligados, vai enviar-vos como fonte dos ficheiros que estão a fazer download, para todos as fontes internacionais que ela tenha em fila de espera para esse ficheiro. Deste modo, e sem vocês nunca terem desligado os filtros ou entrado em servidores internacionais, mais uma vez haverão alguns milhares de fontes internacionais a tentarem ligar-se ao vosso Bowlfish. Mais uma vez este tráfego também não é muito significativo. É impossível evitar isto.

Estas situações sempre existiram e pela experiência de vários utilizadores, pode totalizar no final do mês algum consumo internacional.