Página Inicial

Gravar uma imagem (BIN sem CUE) para CD
Exemplo de como gravar uma imagem para CD usando o Alcohol 120%

 

É possível gravar um BIN sem o respectivo CUE, embora nada aconselhado. Gravar a imagem deste modo só funciona bem caso não contenha mais do que uma pista (Track) (o que não é o caso de imagens que incluem faixas de AudioCD). Mesmo que seja uma imagem de apenas uma pista (Track), para que fique bem gravada, é necessário acertar com o Track format (Mode1 ou Mode2), Block Size e outros parâmetros. Por estes motivos é que é bastante aconselhado tentares encontrar e usar o CUE do BIN que queres gravar. Caso não o consigas encontrar e mesmo assim quiseres tentar gravar o BIN é aconselhado usares um CDRW (CD Regravável), que facilmente podes regravar caso a gravação não seja efectuada correctamente. O que nunca deves fazer é converter o BIN para outro formato qualquer (como por exemplo, ISO usando o WinISO ou outro programa semelhante). Criar um CUE à mão é o mesmo que não teres o CUE, pois continuas sem saber o número de pistas (Tracks) e o formato do BIN. Se mesmo assim quiseres arriscar e gravar o BIN sem o CUE original, podes fazer do modo exemplificado a seguir.

 

 

A primeira coisa a fazer é abrir o Alcohol 120%. Seguidamente, clica no Image Burning Wizard.

 

 

Agora clica no Browse para procurares o BIN no teu disco.

 

 

Tens de seleccionar All files para te aparecerem todos os ficheiros, incluindo o BIN. Escolhes o BIN pretendido e clicas no Open.

 

 

De seguida aparece esta janela com a informação da imagem que queres gravar. Para continuar clica no Next. Mais à frente verás porque é que este BIN será mal gravado se não for usado o CUE.

 

 

Aqui vais ter que adivinhar o formato do BIN. Normalmente as imagens mais comuns são Data Track Mode1 e com Block size de 2352 bytes. OK para continuar.

 

 

Agora tens de escolher o teu gravador (já deve estar selecionado), a velocidade de gravação, o metodo de gravação que deve ser DAO/SAO (Disc-At-Once/Session-At-Once). No Datatype deves escolher Normal CD (os outros tipos são para imagens com protecções, normalmente feitas com o próprio programa). Para começares a gravar, clica no Start. Após a gravação ter terminado, clica no Finish e terás um CD bem ou mal gravado...dependendo do BIN.

 

 

 

Este BIN foi escolhido propositadamente para mostrar o que pode correr mal ao gravar um BIN sem o respectivo CUE original. Como vimos, ao abrir o BIN foi identificado apenas uma pista (Track) com o tamanho total da imagem. Contráriamente, usando o CUE, é possivel identificar todas as pistas (Tracks) da imagem do CD.

 

Imagem será mal gravada deste modo sem o CUE.

 

Imagem será bem gravada deste modo usando o CUE. Este CD contém uma faixa AudioCD na segunda pista (Track) sem a qual provavelmente não seria bem instalado e/ou não funcionava.